14 agosto 2014

DETRAN: Aprovada

Bom gente, hoje vim contar como foi a minha experiência no DETRAN. 

Pra quem ainda não sabe, ainda estou no começo do processo para a tão sonhada CNH. Essa semana eu fiz o teste psicotécnico (que nada mais é um teste pra medir o seu nível de loucura) e o exame de vista. Fui aprovada nos dois. Mas confesso, estava morrendo de medo de reprovar. Não sei nem o por quê, mas vai que na hora a minha loucura falasse mais alto. Mas enfim, passei.

O psicotécnico é bem algo de doido mesmo.
A primeira prova era pra você relembrar seu passado. Por exemplo: Qual foi o acontecimento mais marcante da sua infância? Acho que isso é meio pessoal, mas se você colocar "quando ganhei meu primeiro pacote de bala" acho que eles vão te considerar meio doido, mas enfim, é pessoal.

A segunda prova era uma folha cheia de quadradinhos, mas você tinha que riscar apenas o que era exatamente igual ao modelo que tinha no começo da folha. Algo assim:
Ah, essa "prova" tem 4 minutos.


A terceira prova, a psicóloga te dava uma folha em branco e você tinha que fazer traços de aproximadamente 1 cm na vertical, e sempre que ela falasse "sinal" você fazia um traço na horizontal. Tipo "an?".
Dizem que isso é pra medir o seu grau de atenção, eu não entendi direito, mas ok.
Essa prova não tem tempo certo, vai até aonde a psicóloga mandar parar.

A última prova era o seguinte: ela te dava um livro com 40 questões do tipo sequência e você tinha que adivinhar a sequência ou o que completava o desenho.
A primeira questão era essa:


Sim, eu juro que era essa. Nessa hora eu pensei "pronto, já passei, vai ser moleza", mas com o tempo as questões vão ficando mais difíceis, algo do tipo:
Era meio maluco, e eu não sei se isso serve pra medir sua loucura ou deixar você mais louco do que já é, mas tudo bem...
Vale lembrar que esse teste tem 30 minutos, algo que é mais que suficiente pra você completar todo o livrinho.

Nesse mesmo dia fiz meu exame de vista, que é um exame de vista normal, do tipo oftalmologista. E tirei a foto que vai ficar na minha CNH. Ah, e como vou tirar só habilitação para carro (categoria B) paguei o total de R$186,00 (não sei se esse valor varia de estado pra estado, mas acho que não).

Bom, por hoje é só. Espero que tenham gostado, e que venha a auto escola!
Isa Lopes.



Nenhum comentário:

Bombou no blog!